Primeiro dia de aula de um filho com TEA
Foto: Pedro no CMEI - 2017
Hoje foi o primeiro dia de aula para meu filho Pedro que tem TEA (Transtorno do Espectro Austista) leve (Sindrome de Asperger).
Após 2 anos frequentando um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) como pré-escola, chegou a hora de prosseguir para o primeiro grau.
Se o primeiro dia de aula é sempre crítico e desafiador para pais de crianças neurotípicas, imaginem para os pais de crianças com TEA.
As crianças neurotípicas normalmente já tem uma certa resistência ao retorno as aulas, ainda que tenham uma consciência maior da necessidade de frequentar a escola e de que é um acontecimento natural e rotineiro, imaginem as crianças portadoras de TEA que têm frequentemente dificuldades de lidar com a rotina e com sequencias temporais.
O primeiro dia de uma série transcorreu dentro do previsto mas temos que estar atentos e atuantes para ajudar nossos filhos com TEA nesta jornada de aprendizado e socialização que está apenas iniciando.
Apesar de suas dificuldades naturais o Pedro assimilou razoavelemente bem o novo ambiente escolar e a mudança de rotina. Espero que os dias que seguirão demosntrem que ele se adaptará bem à escola e ao ambiente social e de aprendizado.
Quem estiver na mesma condição que eu, como pai de crianças com TEA e quizer trocar esperiências, estou a inteira disposição, é só deixar um comentário que prosseguiremos no contato.
Muito obrigado pelo voto. Será mais um estímulo para continuar escrevendo.
Boa sorte para vocês e seu pequeno! Espero que esta nova rotina lhes tragam coisas boas e novas e que o Pedro encontre no ambiente escolar amizades, carinho e novos aprendizados. Abraços.
Muito obrigado @caroline.muller. Se você tiver qualquer sugestão sobre o assunto ou outro tema, por favor me fale. Abraço.