O que os olhos não veem, mas os astrônomos enxergam

in #sdo8 years ago (edited)

sun_0.jpg

Pode não parecer, mas a imagem acima mostra o Sol. Ela foi feita com o AIA - Atmospheric Imaging Assembly, um dos instrumentos a bordo do SDO - Solar Dynamics Observatory , satélite da NASA sempre mirando e espiando o Sol em tempo real.

O AIA pode registrar o Sol em dez diferentes comprimentos de onda. E cada comprimento de onda está relacionado a uma temperatura de pico da radiação térmica solar. O vídeo abaixo ilustra esta ideia genial.



Assim, enquanto nossos limitados olhos humanos podem captar apenas a estreita faixa da luz visível que vai do vermelho ao violeta, o AIA consegue "ver" o que vemos e vai muito além, avançando para a faixa do ultravioleta e até dos raios x emitidos pela nossa estrela.

Mas cuidado! Para que possamos ver o que é registrado pelo AIA, obviamente os comprimentos de onda invisíveis são convertidos em cores visíveis. Logo, as imagens do AIA, exceto na faixa visível, têm cores falsas.

A foto acima, por exemplo, combina três diferentes comprimentos de onda do AIA para criar uma imagem solar possível de ser vista e analisada pelos cientistas da heliofísica, a física que se dedica a estudar e tenta entender a complexa dinâmica solar.

Veja, no vídeo abaixo, capturas do Sol feitas pelo SDO em diferentes comprimentos de onda. É um show de imagens do Sol como, imagino, você nunca viu, a não ser que já conheça esse incrível "brinquedinho" dos cientistas da NASA.



No site do SDO, em tempo real, são publicadas imagens da nossa estrela capturadas nos diversos comprimentos de onda. Eu sempre estou espiando o Sol pelos olhos do SDO. Acho o maior barato! Espie você tambérm em https://sdo.gsfc.nasa.gov/data/.

Sort:  

Muito interessante. E viva a ciência, que nos permite enxergar o que jamais imaginaríamos ser possível.

Por essas e outras é que sou apaixonado por Ciência, em particular pela Física e todas as áreas afins!
Abraço. E Física na veia!

You got a 22.03% upvote from @minnowvotes courtesy of @discernente!

Bem-vindo ao steemit!

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Obrigado! Abraços. E Física na Veia!