Vovó High Tech
Vó Maria, literalmente com a mão na massa (Arquivo pessoal)
Um dos primeiros textos publicado no Física na Veia! em 12 de outubro de 2004, quando o blog ainda dava seus primeiros passos¹, falava da Vó Maria, minha avó materna, e da sua habilidade em fazer bolinhos de chuva, a mais pura tecnologia na fabricação de alimentos.
Ela nasceu no Brasil em 10 de julho de 1921. Mas era filha de italianos.
Para comemorar esta data marcante no calendário da minha família, reproduzo o post/homeagem logo abaixo. O texto original está aqui na plataforma antiga do UOL blogs onde as sementes do Física na Veia! foram plantadas.
Vovó High Tech
Acabo de chegar da casa da Vó Maria.
Sangue italiano, sangue bom da família Sant´Angelo, plantadores de café do Sul de Minas Gerais.
Disposição de menina, apesar dos mais de oitenta anos. Invejável!
E, pra combinar com o clima chuvoso, café² quente da hora, com bolinhos de chuva, salpicados de açúcar cristal.
Bolinhos high tech! Sim! Tecnologia das melhores. Rapidinho ela misturou os ingredientes, tudo no "olhômetro". Parece muito empírico mas, dá para imaginar quantas vezes o experimento já foi realizado por aquelas mãos? É tecnologia secular, passada de mãe para filha. Know How que atravessou as fronteiras do tempo e do espaço.
Em questão de segundos, estava feita uma liga perfeita na textura, na cor, na densidade... O segredo é fazer uma liga que não grude na colher mas também não escorra tão rápido para o óleo quente que, aliás, deve estar na temperatura exata para transformar os pingos da liga em bolinhas bem acabadas, com formas arredondadas, fritinhas por fora de estalar nos dentes e cremosas por dentro. É tudo bem equilibrado, para que a massa não fique tostada demais por fora ou crua por dentro. É incrível!
E os cristais do açúcar não refinado, além de conferirem sabor, refletem e refratam a luz, deixando os bolinhos vidrados, como jóias comestíveis.
Quem gosta de ciência também é fissurado em tecnologia. E, quando falamos em tecnologia, sempre pensamos no chip mais veloz, no software mais inteligente... Mas só posso dizer que acabei de ter uma aula incrível da melhor tecnologia culinária com a Vó Maria.
Que Deus a conserve!
Se viva, vó Maria estaria completando hoje 97 anos. Sua partida foi em 11 de julho de 2014, um dia depois de completar 93 anos. Ela tinha um pique incrível a ponto de eu acreditar que chegaria fácil aos 100 anos. Infelizmente, seu ciclo de vida se esgotou antes.
De certa forma, Da. Maria nunca partiu e continua presente na minha vida, na vida de minha mãe, entre os familiares, e onde morava como amiga de toda a vizinhança que sempre ia na casa dela usar e abusar da sua horta e de suas plantas medicinais.
Não fico triste quando lembro-me dela. Mas bate aquela saudade do colo de vó que não tem tamanho! O sentimento mais forte é de gratidão por ter tido o privilégio de conviver com ela por meio século e poder absorver um pouco da sua imensa sabedoria. Aprendi com ela, dentre outras coisas, que a verdadeira felicidade está nas pequenas coisas, às vezes muito simples!
Hoje, com a chuvinha fina e fria de inverno, cairiam muito bem os bolinhos da Vó Maria com café quentinho lá da roça.
Hoje São João da Boa Vista amanheceu no clima ideal para bolinho de chuva com café quentinho feitos na hora
Abraço do prof. Dulcidio! E muito bolinho de chuva e café quentinho sempre!
¹ O blog ainda estava começando a ser publicado na plataforma antiga de blogs do UOL e ainda não era do UOL Ciência. O Física na veia! só se tornou blog oficial do UOL em 2007.
² O café na casa da Vó Maria era do sítio dos familiares do sul de Minas Gerais. Vinha torrado, em grãos. E a Da. Maria fazia questão de moer na mão até que o pó ficasse no ponto.
Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!
Show!
Boa, professor! Minha vó materna chegou a completar 100 anos, deixou muitos ensinamentos e continua sempre presente em nossos pensamentos. É o ciclo da vida e um privilégio contar com tanta sabedoria, obrigado por compartilhar ;)
10² anos! Não é para qualquer um não!
Abraço. E Física na veia!
e como são sábias as avós!
ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil
Demais! :-)
Abraço. E Física na veia!