Discutindo saúde no Brazilians
Boa tarde pessoal!
Hoje aqui em um projeto do @brazilians, com a missão, de termos uma comunidade forte e de bons conteúdos, como vem acontecendo. E estimular cada vez mais o crescimento da nossa comunidade, alocando mais steem power para nossa comunidade e com isso redistribuindo melhor as recompensas pelos conteúdos produzidos.
Nessa organização, indicarei inicialmente 3 posts semanais sobre saúde, e com o tempo certamente com a produção desses conteúdos, a tendência é aumentar as indicações. que é um tema muito importante para todos nós, com isso estimulando posts sobre saúde, e enriquecendo nossa comunidade com um tema que vale muito mais do que as recompensas.
E para que continuemos crescendo, os rendimentos em SBD do post que farei essa curatela, será doado ao @brazilians, para que seu crescimento, continue nos proporcionando oportunidade de fazer quem sabe que nossa comunidade, siga o exemplo do @cervantes.
Esses posts selecionados serão votados pelo @brazilians e por mim, e resteemados também. Além de serem citados nesse post.
Ajudará se no post usar a tag saúde, além claro da tag pt, porém não é obrigatório, e qualquer post relacionado a saúde será elegível para ser curatelado.
Então post sobre saúde terá qual critério ?
Historicamente e o senso comum, saúde é considerado ausência de doença. Que é um termo muito simplista, e que nao consegue dar conta do termo complexo.
Com isso em debates epistemológicos, antropológicos e científicos. A tentativa de objetivar esse conceito, foi se construindo, em diferentes dimensões e perspectivas. Deixarei algumas citações para vermos a problemática desse conceito, e como o saber vai sendo construído, com reflexões e com união dos saberes.
“A saúde de um organismo consiste no desempenho da função natural de cada parte” (Boorse apud Almeida Filho & Jucá, 2002: 881)
”Ao defender que a classificação de estados humanos como saudáveis ou doentes deva ser realizada somente com base em dados objetivos – a serem extraídos dos fatos biológicos da natureza sem necessidade de juízos de valor – , Boorse exclui as dimensões econômica, social, cultural e psicológica da base teórica da saúde-doença, rejeitando também a experiência clínica como referência viável, reafirmando que somente a biologia e a patologia podem fornecer dados objetivos para sua definição.” (Almeida Filho & Jucá, 2002).
“não só não há qualquer meta fixa de perfeita saúde para se alcançar, mas também não há uma única direção para se avançar” (Boorse apud Almeida Filho & Andrade, 2003: 98)”
“em uma perspectiva rigorosamente clínica (...) a saúde não é o oposto lógico da doença e, por isso, não poderá de modo algum ser definida como ‘ausência de doença’. (...) os estados individuais de saúde não são excludentes vis à vis a ocorrência de doença” Almeida Filho e Andrade (2003: 101)
”As tentativas de definir objetivamente a saúde por meio de constantes funcionais e médias estatísticas produzem o apagamento do corpo subjetivo assinalado por Canguilhem. Dor, sofrimento, prazer – referências inevitáveis quando falamos de saúde – indicam a necessidade de falar na primeira pessoa ali onde o discurso médico insiste em falar na terceira pessoa” (Caponi, 1997)
“Em última análise, é possível afirmar que há uma parte do corpo humano vivo que é inacessível aos outros, que é, pura e exclusivamente, acessível a seu titular. Radicalizando essa perspectiva, o autor irá sustentar a tese de que a saúde não é um conceito científico, e sim um conceito vulgar e uma questão filosófica. Vulgar não no sentido de trivial, mas simplesmente comum, ao alcance de todos, isto é, capaz de ser enunciado por qualquer ser humano vivo” (Canguilhem, 2005)
“A biologia molecular toma o genoma e o proteoma como único tema válido de pesquisa, argumentando que todos os outros níveis de processos patológicos derivam desses sistemas básicos de reprodução molecular e bioquímica. A histopatologia e a imunopatologia reivindicam a centralidade do nível tissular ou intrasistêmico na causalidade da patologia (...) A fisiopatologia explicitamente instituída como a ciência de base da clínica prefere invocar modelos de mecanismos regulatórios ou desequilíbrios patológicos para explicar a causalidade das doenças (...)” (Almeida Filho & Andrade, 2003: 108)
Como visto é uma temática debatida até hoje, a linha tênue do complexo saúde doença, onde a objetividade dos dados, não consegue chegar a subjetividade do ser humano, e o conceito é muito mais amplo do que a ausência de doença nos traz.
Com isso em uma tentativa atual de reunir o conhecimento que temos disponível, autores de renome decidiram tomar o conceito de saúde em sua Integralidade, que é um dos pilares do SUS também. Tentando abordar as diferentes dimensões e componentes da avaliação da saúde.
Que se divide em:
Microestrutural – molecular ou celular;
Microsistêmica – metabolismo ou tecido;
Subindividual (órgão ou sistema) – processos fisiopatológicos;
Clínica individual – casos;
Epidemiológica – população sob risco;
Interfaces ambientais – ecossistemas;
Simbólica – semiológica e cultural.
(Almeida Filho & Andrade, 2003)
E mesmo assim a OMS - Organização Mundial da Saúde lança a definição:
“Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades.”
Complicado a economia intelectual das próprias instituições que deveriam dar exemplo. E nessa problemática, que trouxe a vocês para entender que o conceito de saúde é muito amplo. Selecionarei qualquer post que seja relacionado a qualquer dimensão da saúde, sem priorizações, e respeitando o conteúdo, que é o principal objetivo.
Essa semana selecionei os posts:
@viagens
Os alimentos que você deve tentar ao viajar no Brasil
Nesse amplo conceito de saúde, desde viagens até alimentações saudáveis, este post traz um pouco do Brasil, e curiosidade sobre frutas, alimentos ricos em nutrientes, com vitaminas e antioxidantes, terminando com a famosa feijoada, que em si não traz malefícios a saúde, só que portadores de doenças como Dislipidemias, Diabetes Mellitus, Obesidade, e outras, devem ter atenção redobrada com alimentos com maior teor de gordura, assim como qualquer individuo, equilíbrio é uma grande marca da saúde. E viajar, sair da rotina, aproveitar outras culturas, também é um hábito que nos ajuda em saúde, e como dito equilíbrio com alimentação também, dando sempre lugar a hábitos saudáveis.
@carol.taddeo
Sofre com enxaqueca conheça o aplicativo que vai te ajudar
Nesse post vemos como a tecnologia pode nos ajudar com nossa saúde, e com os profissionais que lidam com ela, marcando os fatores desencadeantes, os locais, os dias, a intensidade da dor. Que serve de parâmetro para o próprio usuário, avaliando sua qualidade de vida em relação a enxaqueca, e também auxilia ao profissional de saúde, que consegue direcionar o tratamento, com mais especificidade, e até diferenciando com outros diagnósticos.
@myheartisgreen
Boswellia Serrata um antiinflamatório do Oriente Médio
E nesse post que traz conhecimento da medicina ayurvédica, e os benefícios da Boswellia serrata, é interessante para vermos que a natureza tem muito a nos oferecer, e muitas medicações em formulações prontas, foram descobertas a partir de estudo de substancias da natureza. O poder anti inflamatório da ainda estudado, que de acordo com o post tem o efeito semelhando aos AINES's(anti-inflamatórios não esteroidais), seria uma ótima medicação, já que os anti-inflamatórios são medicações que devem ser utilizadas com estrito controle prescritor, sendo como qualquer droga, uma droga utilizada com indicações especificas e tempo de uso delimitado pelo prescritor. Sendo comum e perigoso no Brasil a automedicação com os mesmos. Enquanto aguardamos mais estudos, e seus efeitos terapêuticos e colaterais, sempre é bom saber que existe mais alternativas, que podem nos trazer melhores condições de saúde.
Parabéns aos selecionados! Discutir saúde é promover saúde, promover saúde é imprescindível ao conhecimento humano, nos como seres biológicos, temos que respeitar a nossa biologia, e muitas complicações e patologias podem ser prevenidas e/ou melhor tratadas se entendermos isso.
Referências bibliográficas para elaboração do texto:
O território e o processo saúde-doença - Fiocruz
Conheça o projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Você sabia que também pode nos apoiar delegando um pouco de Steem Power e receber por isso? Obrigado!
Muita boa idea @matheusggr! Participarei <3
Obrigado @lisamalletart !
Adorei essa ideia, @matheusggr! Ajudar o Brazilians a crescer cada vez mais é a melhor coisa para todos nós e ir ramificando e começando a especificar melhor os projetos de curadoria é ideal para esse momento. Parabéns! Espero poder colaborar com esta iniciativa, começarei a pesquisar algo. Abraços.
Obrigado @caroline.muller! Exatamente isso, precisamos nos ajudar para conseguir que todos ganhem, e sempre mantendo esse padrão de conteúdos, que já são muito bons. A nossa comunidade esta em um bom caminho. Só depende da gente. Juntos todos ganham!
Muito bom, amigo! Apoiadissimo! Voto, resteem e desejo de sucesso.
Obrigado @thomashblum! E continuaremos nossas discussões, seja aqui ou discord! Se tiver alguma ideia estamos juntos! Valeu!
Excelente ideia e têm todo o meu apoio.
Grande abraço e muitos frutos nesta nova e desafiadora empreitada ;)
Obrigado pelo apoio @tmarisco! Faremos nossa comunidade cada vez mais presente e forte no steemit!
Conto com isso e contem comigo :D
Muito boa iniciativa!
Obrigada pelo apoio.
Disponha! Parabéns pelo post! A ideia é simplesmente essa, fazer uma comunidade da língua portuguesa forte e com bons conteúdos!
Olá, @matheusggr : Parabéns pola iniciativa !!
Este perfil percura posts de calidade relacionados co concepto da galeguia e a equipa de curación decidiu destacar este teu post na publicación Cómko medrar no Steemit. 4 Faiscas
Obrigadas pola túa contribución.
Votado e re-steemed
Obrigado @gazetagaleguia! Gosto muito do seu projeto e acredito que temos que somar forças, como estamos fazendo, para sermos uma comunidade como um todo unida e forte, e para isso precisamos sempre do seu apoio. E pode contar comigo sempre que precisar. Com o crescimento, pretendo ajudá-los mais. Grande Abraço!
Ótima iniciativa! Ninguém melhor do que um profissional da área para ser o cabeça!
Valeu @casberp! Estamos tentando fazer uma comunidade forte. E acredito que esse projeto seria de grande valia para isso. Obrigado.
q tal esse pra começo? https://steemit.com/health/@wiseagent/por-que-devemos-nos-espreguicar-or-confira-5-otimos-movitos-para-isso
Exatamente. Já separei aqui para discuti-lo no post! Obrigado.
Isso aí... Ótima iniciativa!
Espero que a ideia decole, @matheusggr e @brazilians (e aos demais - se existirem - que estejam envolvidos).
É um projeto da comunidade, como o @brazilians. Estimular conteúdos de saúde na comunidade é o principal objetivo, e tem muitos objetivos secundários, que engloba ajudar na curadoria, redistribuir recompensas, tornar nossas contas mais fortes para gerar mais recompensas, movimentar a comunidade. Discuti a ideia com @casagrande, e ele sempre aberto a sugestões gostou, e colocamos em prática. O projeto também segue o mesmo discurso, aberto a sugestões e participação também. Juntos somos mais fortes. Obrigado @wiseagent!
Obrigado, @matheusggr! Tuas contribuições são muito bem-vindas, vamos nessa ;)
Sempre um prazer participar do projeto @brazilians, por uma comunidade da lingua portuguesa com conteúdos de qualidade e forte como um todo.
Boa, @matheusggr! Muito obrigado pela iniciativa, já aguardamos as próximas contribuições ;)
Pode deixar! Obrigado pela oportunidade e aprendizados! Por uma comunidade forte!