[Portuguese Version]Vamos falar um pouco sobre a Capacidade de Atenção | O Agora e o Antigamente

in #portuguese7 years ago

goldfishhead-01.jpg


English version here


Reparei, já há algum tempo, que não sou tão paciente quanto era quando era mais novo. Talvez seja da idade, talvez seja a minha vontade de querer ser produtivo, mas o facto é que não me consigo concentrar numa tarefa da mesma forma que me concentrava antigamente.

Antigamente


Quando era mais novo não me importava de esperar que o meu modem arrancasse para puder "navegar" na internet, termo muito utilizado na altura. Era um processo lento mas eu gostava de ouvir todos aqueles sons durante o arranque. Na altura, era uma sensação espetacular saber que a tecnologia tinha chegado ao ponto de permitir a transferência de ficheiros para nós guardarmos, a uma velocidade estonteante de 1kb/s. Para um rapaz de 11 ou 12 anos, este facto era pura magia na altura. Claro que hoje em dia esta ideia seria gozável, no entanto esta foi a realidade que conheci.

Antigamente, também costumava ler bastante. Eu era capaz de pegar em livros de fantasia como Harry Potter e Eragon , e destruía-os. Eu passava horas e horas todos os dias a ler essas histórias incríveis e não conseguia parar.

Na atualidade

Atualmente, aos 26 anos, parece que o tempo passa muito rápido e há sempre muito que fazer. Parei de ler livros já há alguns anos, e não tenho paciencia para esperar que uma página Web carregue completamente, se a mesma estiver lenta. Mas então o que é que mudou ?

Em primeiro lugar, eu diria que isto se deveu em parte pela necessidade de definir prioridades e responsabilidades. Naquela época, a única responsabilidade que tinha era estudar, por isso esta era uma das poucas prioridades que tinha, no entanto, hoje em dia a história é diferente. Embora estes tópicos possam influenciar a duração da minha atenção, existe um fator que contribui ainda mais para isto, ao qual chamo de imediatismo .

Vivemos num mundo onde é fácil do nos sentir-mos recompensados por pequenas coisas, seja ele um vídeo engraçado, um jogo, fotos, memes, vines, redes sociais ... O que estou a tentar dizer é que a sociedade cresceu juntamente com a tecnologia, por isso nós acabamos por querer experienciar tudo o que a tecnologia nos foi dando. O problema é que esta cresceu de tal forma que começou a ser difícil para nós usufruirmos de tudo o que a mesma nos dá, portanto, acabámos por dividir a nossa atenção em todos esses tópicos. Para mim, isto criou uma série de hábitos pouco produtivos que acabaram por impactar bastante a minha vida.

Nos últimos meses, tentei estar mais concentrado nas coisas que importam e, para ser sincero, o Steemit tem me ajudado muito. Como criador de conteúdos, eu gosto genuinamente de encontrar criações interessantes. Portanto, desde que eu estou aqui, tenho lido, todos os dias, uma quantidade significativa de posts, mesmo aqueles mais longos que exigem mais atenção. Portanto, sinto que estou a quebrar este deficit de atenção aos poucos, e penso que o simples facto de estar a escrever este post reflete esta melhoria. Portanto, sim, acredito que a leitura é essencial voltar a ter um período de atenção mais longo, como aconteceu durante a minha juventude.


Nota: A imagem presente neste post é original


Obrigado por lerem


E vocês? Qual é a vossa opinião neste tópico?
Também sentem que têm problemas de atenção?


Se tiverem alguma questão ou feedback, sabem o que fazer!
Se quiserem saber mais sobre mim e sobre o meu trabalho, passem pela minha página do Steemit!

Até breve,
Shaden

Sort:  

Mais um belo artigo! Acho que você resumiu bem essa ansiedade que nos pega (tenho 29 e vivenciei praticamente a mesma coisa que você relatou), é a urgência em ser produtivo e isso meio que aborta o próprio desejo de produtividade antes dele decolar, me vejo vagando em oito ou mais abas abertas do navegador, lendo parágrafos ali e daí aqui, oscilando muito e produzindo pouco. Mas existem alguns estudos que garantem que isso é um efeito colateral da internet mesmo, que é um tipo de transtorno de atenção advindo dessa possibilidade de pularmos pra lá e pra cá e que estimula esse tipo de comportamento.
O fato é que podemos e devemos lutar contra esse efeito colateral. Hoje em dia me reeduquei e estou lendo bastante, tenho como meta jamais estar sem um livro para ler, acabo um e começo outro, mesmo que demore meses e meses para ler, não tenho ambição de velocidade, mas sim de hábito! E isso ajuda muito, inclusive o exercício que você mencionou de ler tópicos grandes e "educar" a paciência serve muito bem também como uma introdução a essa ideia de "voltar a literatura".
De qualquer forma, creio que o steemit pode sim se tornar uma ferramenta boa para essa nossa organização da atenção!

Muito obrigado pelo comentário @thomashblum! Penso que essa postura de termos sempre um livro ou um artigo para ler é muito boa para treinarmos a atenção. É bom ver que existem mais pessoas que já se estão a preocupar com estas "questões" que a internet nos incutiu e que querem fazer algo em relação a isso!

Muito obrigado pelo apoio e por andares a ler os meus posts mais antigos! Espero que a leitura seja boa!

Eu confesso que não tenho muita paciência de ler tópicos muito longos. Prefiro tópicos mais concisos e objetivos, que consigam de forma objetiva transmitir a ideia central em poucas palavras e sem muitos arrodeios.

Exacto, durante essa foi a minha preferência. A questão é que os tópicos grandes também podem ter informações muito boas e úteis no futuro, tendo em conta que nem toda a gente tem uma boa capacidade de síntese. Pessoalmente, este é um dos motivos que me levam a querer melhorar a minha atenção.

Bom post,realmente temos tendência a ficar menos pacientes,uma coisa que notei também é que as crianças de hoje em dia estão bem menos pacientes,e fazendo diversas atividades ao mesmo tempo,mas usufruindo pouco delas.

Concordo plenamente! Penso que o facto das gerações mais recentes terem sido sujeitas à tecnologia mais cedo, levou-as a ficar sem paciência dada a quantidade de estimulos a que são expostas todos os dias.

Eu talvez não lhe chamaria capacidade de atenção mas sim capacidade de auto-satisfação. O que descreve, e concordo plenamente, é mais isso: a impaciência pela satisfação automática, imediata. A nossa atenção actualmente parece é estar fragmentada, à espera de vários estímulos que nos satisfaçam no imediato... Reflexões... :)

Congratulations @shaden! You have completed some achievement on Steemit and have been rewarded with new badge(s) :

Award for the number of upvotes received

Click on any badge to view your own Board of Honor on SteemitBoard.
For more information about SteemitBoard, click here

If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

By upvoting this notification, you can help all Steemit users. Learn how here!