12 etapas para ensinar um assunto novo

in #ensinoemcasa5 years ago


Você já desejou poder abrir o cérebro do seu filho com uma chave de fenda e inserir conteúdo, certo? Eu acho que essa é uma visão medieval medonha da educação. Mas quem lidou com uma criança que "não entende" entenderá o sentimento.

Existem etapas menos terríveis a serem seguidas ao comunicar um conceito difícil a seu filho. Duas configurações parecem práticas para aulas particulares. A primeira é quando seu filho trabalha de forma independente, digamos em seu livro de matemática, e precisa de ajuda. Você só pode explicar os assuntos que você entende bem ou que abordou anteriormente em sua experiência de educação em casa.

O segundo cenário é quando ensinar aos filhos um assunto desconhecido. Estudar junto com eles o assunto e depois estar disponível para ajudar, em vez de se afastar e fazer alguma outra tarefa.

1. Uma ponte de novas informações com informações que a criança já conhece

Tentar ver se há uma ponte, se a criança está familiarizada com o conceito que já foi exposto a ele, até que possa explicá-lo com suas próprias palavras.

2. Peça à criança que declare a definição em suas próprias palavras

3. Peça à criança que dê um exemplo da definição

Toda vez que uma criança aprende um novo conceito, experimenta frustração ou agravamento ao tentar "entendê-lo". Quando a mãe experimenta isso ao mesmo tempo que as crianças, a escolaridade pode sofrer um colapso. Não é ruim para seus filhos vê-lo lutando para entender um conceito suficientemente bem para explicá-lo. Se eles puderem se juntar a você nessa luta, aprenderão a dominar novos conceitos por si mesmos, pois verão como você lida com o processo.

4. Faça uma comparação todos os dias

Repetir por dias os conceitos, construir uma conexão entre o termo e sua explicação, deixar o aluno mais confortável com os termos através repetição.

5. Limite e defina um conceito contrastando-o com um conceito relacionado

Contrastar idéias para defini-las. Ensinar subtração em contraste com a adição, o sol em contraste com a lua, ou os gregos em comparação com os egípcios.

6. Não pense que as crianças que escutam, ouvem

Não basta ouvir, é necessário extrair o conceito de seus cérebros verbalmente para internalizar novas informações. Isso dá ao conceito uma "alça" concreta que eles podem entender melhor do que apenas um pensamento vacilante em suas cabeças.

7. Se o entendimento ainda estiver enlameado, vá para o concreto

Se um "gancho" verbal não for suficiente, tente pensar em como seu filho pode tocar nesse conceito. Atividades práticas parecem realmente "selar" um conceito. Isso é especialmente útil na introdução de novos conceitos para qualquer idade ou no ensino de crianças pequenas. Tentar desenvolver uma atividade concreta testará rapidamente seu próprio conhecimento e criatividade! Os livros didáticos podem ajudá-lo a entender como fazer isso, mas existem alguns exemplos muito bons e ruins. Algumas idéias práticas perdem tempo, enquanto outras são realmente valiosas.

8. Faça a conexão com o novo conceito

9. Peça às crianças que interajam

Quando as crianças respondem às suas perguntas, elas procuram dicas em seu rosto e tentam determinar se elas responderam o que você queria. Quando eles fazem perguntas, eles tentam descobrir se você chegou ao último tom de significado e procuram buracos na sua resposta. Também é valioso deixar as crianças explicarem conceitos umas às outras. Quando uma criança precisa explicar, ela amplia a compreensão da mesma forma que a minha.

10. Aprender repetindo o exercício nos próximos dias

O aprendizado em excesso é essencial para dominar os fundamentos de qualquer tópico. Uma criança pode conhecer a tabuada, mas não será proficiente em matemática até que a memorize. Essa é uma grande vantagem com uma experiência prática - geralmente é inesquecível. Essa experiência é uma ponte fácil de construir posteriormente. O aprendizado prático parece lento e trabalhoso no início, mas depois de alguns anos, as pontes formadas começam a multiplicar o entendimento.

11. Use as ajudas do professor

Agora que tem certeza da compreensão e aplicação deste conceito pelos filhos, pode contar com auxílios, como sites na internet, para continuar o superaprendizado. Os horários das tarefas ou das refeições parecem funcionar bem para usar esses recursos, economizando tempo na escola para novos conceitos.

12. Pratique a aplicação

Exercícios orais, especialmente quando você pode ensinar várias crianças ao mesmo tempo, podem economizar muito tempo para você e seus filhos. Se a criança não aprende bem um conceito a partir de exercícios, está perdendo tempo. Os alunos são hábeis em lidar com o trabalho dos livros com respostas incompletas ou vagas, ou usando estratégias de adivinhação. Você não pode ter certeza de que uma criança compreendeu um conceito até que você a tenha ouvido dizer com suas próprias palavras. Você economizará tempo garantindo isso em primeiro lugar. Uma vez que a criança entenda um conceito, ela não precisará fazer tantos exercícios quanto as normalmente oferecidas em um livro para reforçar o aprendizado. A parte mais difícil para você será aprender a não usar todas essas páginas desnecessárias!



Postado no meu blog com SteemPress : https://ensinoemcasa.com/12-etapas-para-ensinar-um-assunto-novo/