Blockchain: O Assassino Da Burocracia

in #artigos7 years ago (edited)

Ontem eu vivi uma experiência no mínimo curiosa. Fui até o Aeroporto Internacional de Guarulhos acompanhando um amigo que eu não falava fazia algum tempo. Ele trabalha com importação e precisava ir até lá para liberar uma carga que havia chegado. Antes de me fazer o convite, fui alertado a respeito da possível demora do processo e que assim teríamos tempo para colocar o papo em dia.

E como tivemos tempo.


IMG_8582.jpg
Área de espera do terminal de cargas

Está tudo errado. Repito: está absolutamente tudo errado. Da chegada ao estacionamento por volta das 8:30h, até a retirada da carga as 17:30h, o processo é uma combinação de abuso de poder, abuso de preço, abuso de paciência e desrespeito ao cidadão. Explico:

1 - Estacionamento

Ao chegar no terminal de cargas, obviamente procuramos o estacionamento. Encosto na cancela, retiro meu cartão e vou procurar uma vaga. Não existe nenhum tipo de cobertura e o local é muito mal cuidado se comparado ao estacionamento do próprio aeroporto logo ao lado. É também a única opção por perto, o que abre espaço para o abuso na cobrança. O valor é progressivo, chegando até R$ 136,00 para o período de 24h.

2 - Início do Processo para Pagar Impostos

A carga era pequena. Duas TVs de 65 polegadas, 1 aparelho de DVR (para sistemas de vigilância) e 2 pranchas de surf. Toda a documentação estava pronta e a princípio era só passar no guichê de atendimento (sem sinalização, somente quem já frequenta o local entende o que precisa fazer), pagar a DARF com os impostos, revisar a carga (passar no escaner) e fazer a retirada. Ah se as coisas fossem tão simples e diretas desta forma.

Por volta das 9h da manhã conseguimos que um agente desse entrada na papelada para conseguir as guias de DARF. Muito simpático, pois já conhecia meu amigo, parecia estar quebrando um galho e agilizando o processo. Pegou a papelada e disse que logo estaria com a guia.

Doce ilusão

Entre vários vai e vêm dele de dentro da expedição, conseguimos pegar a guia do DARF logo após ao almoço (a expedição fecha para almoço), por volta das 13h. Agora sim, era só pagar na agência do Banco do Brasil localizada dentro do terminal e pegar a carga.

Calma meu amigo, você pegou a senha errada

Dentro da agência do Banco do Brasil, que estava vazia, meu amigo teve que pegar uma senha para ir ao caixa, que naquele instante estava vazio e sem filas. Por engano ele pegou uma senha preferencial e claro, nosso amigo do caixa o fez voltar e retirar outra senha. Vai entender.

DARF finalmente pago, vamos embora?

Entregamos o DARF pago para o fiscal, mas antes tivemos que esperar cerca de 40 minutos para que ele recebesse a papelada de volta com os carimbos e assinaturas necessários. Na esperança de estar tudo certo, o agente retorna dizendo que agora precisa calcular o custo de estocagem e que uma das caixas não estava sendo encontrada.

Mais uma fila de 30 minutos numa área reservada somente para cálculo de estocagem. Mais um DARF para pagar. Mais um tempo desnecessário perdido.

3 - Retirada da Carga

Agora sim, pagamos tudo que devia, acharam a caixa perdida e era só ir até a área de carga e descarga com o caminhão, entregar as guias e esperar trazerem o pallet na doca.

Mas a burocracia não podia parar por ai. Ao chegar na entrada das docas, entregamos o papel para o rapaz da guarita e... Faltou o número da placa do caminhão na guia. Exatamente, o número da placa do caminhão que se encontrava ali na frente dele, com o proprietário da carga presente. Um pouco de papo e ele resolveu 'quebrar o galho' e deixar passar.

Entre este momento de chegada as docas até a retirada da carga demoramos mais 1h.


IMG_8584 (1).jpg
As pranchas de surf eram o presente de Natal do meu amigo

Resumo do dia

Foram 9h para concluir todo o processo. O custo, entre impostos, frete, mão-de-obra, estacionamento, almoço e gasolina ficou em cerca de R$ 5 mil reais.

Blockchain, cadê você?

Obviamente passei o dia pensando (e falando para o meu amigo) em como todo aquele processo seria facilmente contornado e agilizado com o uso de tecnologia, principalmente do blockchain.

A lentidão do processo fica clara ao ver os fiscais andando de um lado para o outro com pilhas de papel. Guias e mais guias para registrar cada etapa de algo que deveria ser simples, de preferência on-line e transparente como somente o blockchain é capaz de oferecer.

A quantidade de profissionais envolvidos no processo é imensa, mas o que mais surpreende é que nem todos estão lá ocupados e correndo para resolver os problemas. É comum olhar fiscais e agentes simplesmente encostados no canto batendo papo, dando risadas. Todas aquelas pessoas ali esperando para resolver suas bagagens e encomendas (muitos esperando por seus animais de estimação, alguns estrangeiros perdidos), querendo pagar (a muito contragosto) todos os impostos e taxas possíveis para que possam ir embora o mais rápido possível, não parecem ser suficiente para mobilizar estes profissionais a serem mais ágeis.

A burocracia é aquele monte de areia no meio da graxa das engrenagens, estragando e imperrando o funcionamento da máquina. A sensação que fica é que não querem acabar com isso, afinal, criar dificuldades é a melhor forma de vender facilidades.

Este é o retrato do (acredito ser) maior aeroporto do Brasil localizado na maior cidade da América Latina. Um local que deveria servir de exemplo de qualidade e eficência. Imagino como deve ser por outros cantos deste país gigantesco.

Fico com a impressão que ao longo de nossa história perdemos - ou nunca tivemos - a capcidade de exigir mais de quem nos governa. Nos tornamos conformados com a lerdeza e ineficiência do estado e ao invés de exigirmos melhorias ou até mesmo empreender com soluções, nos preparamos psicologimente para aceitar esta realidade como nos é apresentada. Era nítido essa expressão no meu amigo. Ele que vive isso rotineiramente e acha um absurdo todo este processo já não reclama mais, apenas aceita pois não têm experança de ver uma mudança ou não faz ideia pra quem reclamar.

O bom da tecnologia é que ela é capaz de atropelar até mesmo os mais ferrenhos dos burocratas. A web decentralizada, as redes transparentes e quase impossíveis de serem fraudadas estão chegando como um tsunami varrendo os tentáculos mais pesados do estado.

Espero estar vivo para ver a burocracia desnecessária morrer. Bons tempos a frente para minha filha viver.


Um bom dia para todos!

Sort:  

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

"As definições de PACIÊNCIA foram atualizadas com sucesso."

Hahahaha!

Isso fora o custo emocional né? Raiva, frustração, revolta só sentimentos que põem a gente pra baixo.

Verdade, mas minha esperança esta aqui, neste mundo da internet onde a nossa voz pode ser amplificada e as ferramentas aperfeiçoadas para aniquilar a ineficiência. Abs!

Bacana ter essa ferramenta para divulgarmos isso. Assim podemos nos fortalecer. Sou iniciante aqui e estou buscando informações de como utilizar o Steemit e ajudar a comunidade brasileira a cresce. Aguma dica, amigo? Parabéns pelo post! Abraço!

Olá @lucianococa! Obrigdo por visitar meus posts.
O caminho no começo parece impossível mas com o tempo você vai se acostumar aqui. Minha dica é começar lendo posts que explicam como as coisas funcionam no Steemit. O @robertoueti fez vários posts explicando aspectos do Steemit. Além disso não deixe de participar dos chats no Discord https://discord.gg/xUn4Vf (procur o #teambrasil) e do Telegram https://t.me/steemitbrasil>
Faça amizades e comece postando uma apresentação sua com a hashtag #introduceyourself, famosa aqui.
De resto, bem-vindo a esta loucura, ou melhor dizendo, ao futuro!
Abs

Obrigado, @dudutaulois! Seguirei suas dicas :)

Boa, @dudutaulois! O blockchain é perfeito e revolucionário, mas como é descentralizado o governo deve fazer de tudo para evitá-lo até o dia em que não haverá como ignorá-lo, assim como aconteceu com a Internet ;)

Mas é incrível pensar que na realidade o governo poderia ganhar mais com isso. Os impostos e taxas são absurdas e se conseguissem aumentar o giro e eficiência mais pessoas iriam encarar este processo (apesar do custo).

Dificil de entender mesmo. É assim em tudo, parece que as instituições gostam de ser do contra, não conseguem ver a utilidade que teria uma tecnologia dessa em todo governo, até para controles de gastos federais, estaduais e municipais. Nos resta esperar, e torcer para não criminalizarem, e que depois regulamentem, pregando a liberdade individual, no Brasil controla-se a economia demais, fico com receio de o governo só olhar a criptomoeda em busca de mais impostos.

Gosto de pensar a respeito de como as coisas poderiam ser e fico feliz de estar participando dessa mudança e também por conhecer pessoas tão interessadas nisso. Saiba que você está nesse processo e sua filha vai ter muito orgulho de você quando souber disso, abs @dudutaulois!

A vida dela com certeza será mais fácil e um dia estarei a mesa num domingo qualquer com a família contando histórias de como era possível viver sem estas novas tecnologias. Grande abraço!

Que drama Kafkiano cara! Porra eu ia surtar de esperar tanto, tenho muita angustia dessa coisa de burocracia, principalmente por que TODO MUNDO sabe que está errado, que simplesmente tem alguma coisa errada com esse sistema, mas ninguém faz um movimento, ninguém propõe uma mudança significativa! Isso me deixa louco mesmo... Estamos tão avançados em alguns quesitos e tão atrasados em outros, mesmo se tratando, como você disse, do maior aeroporto!! Porra... é triste viu. Torcer para que alguém consiga quebrar essas barreiras logo.

E o pior que a maioria das pessoas por lá parecem ser gente acostumada com isso. Já aceitam como de fato. No fim parece até que estamos fazendo algo errado simplesmente por querer importar um bem de consumo simples como uma TV. Não é atoa que os preços nas prateleiras chegam ao absurdo que vemos. Um iPhone que custa USD 1.000 passa a custar R$ 7.000,00. Um iMac Pro de USD 5.000,00 passa a custar R$ 38.0000,00 aqui! Não é só margem de lucro, é um desgaste sem fim para fazer a coisa acontecer.
Ah, e não podemos esquecer do custo da violência nisso tudo. O cara do frete me contou que olheiros ficam observando o que sai do terminal para assaltar logo mais a frente na rodovia.
Rezemos!

Sim, acostumam por que sabem que o protesto solitário por si só não muda muita coisa. E no final, todos precisam daqui né? =
E esses valores aí?! Terrível! É de desanimar mesmo!

Oi, @dudutaulois, eu também espero estar vivo para ver este polvo gigante e faminto chamado burocracia morrer de fome. Juro por Deus, é por este motivo que eu quase nem saio de casa para fazer absolutamente nada. Se vou ao banco e eles pedem para assinar um documentinho sequer, eu já fico branco de tanta tristeza e impotência. Mais uns 10 ou 15 anos, acho que muita coisa já estará mudada e eu ainda poderei ver isso!

Abraços, querido amigo, paz e bem! =)

@manandezo você teria surtado então. Eu estava lá apenas para acompanhar o processo e este meu amigo é conhecido por ter uma paciência sem fim. O pior é que como ele está sempre por lá e conhece as pessoas, penso até que o pessoal faça o processo com um pouco mais de boa vontade e agilidade. Ainda assim, foram 9h para algo simples e pequeno. Este é nosso famoso "Custo Brasil" onde tudo se encarece por conta da demora e ineficiência.
Grande abraço!

Olha, nem me fale, acho que já estaria em uma mesa de hospital por conta de tanta falta de respeito! Ave Maria! 😔

Poxa, fiquei de cara com tudo isso, que dia hein camarada ?

Sempre fico pensando em como a Blockchain poderia mudar muitas coisas no dia a dia, mas ao mesmo tempo, penso que principalmente aqui no Brasil, isso não é algo que vá a calhar tão logo, infelizmente.

É, não foi fácil, mas sorte que não trabalho com isso. Como falei pro Casagrande é o tipo de eficiência que iria aumentar o rendimento e crescimento da nação. Mas isso não esta de acordo com os interesses daqueles que sabem que com a burocracia, aumenta-se o potencial de corrupção. Triste realidade.

É, amigo, isso que você passou é o retrato perfeito do que é o Estado. Um monte de burocracia estúpida com o único propósito de parasitar o máximo de pessoas possível!