Castelinho Caracol em Canela, Rio Grande do Sul, Brasil
Olá, bom dia! Hoje, vou compartilhar com vocês as fotos e um pouco de informação sobre um dos meus lugares preferidos em Canela, na Serra Gaúcha, cidade localizada a cento e trinta quilômetros da capital do estado do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil.

Fachada do Castelinho Caracol
O Castelinho Caracol é uma das primeiras casas da região, foi construída no início do século XX, entre 1913 e 1915, antes mesmo da emancipação do município de Canela. Na época, tanto Gramado quanto Canela ainda eram distritos de Taquara, a cidade que deu origem ao povoamento daqui.

Casa construída em madeira de araucária
A construção foi executada com madeira de araucária, abundante na região, e hoje sob proteção ambiental. Na época, o corte era permitido e gerou riqueza para os madeireiros e para as serrarias, ocupação que era a renda da família Franzen, descendentes de alemães que vieram dos vales e acabaram povoando parte da Serra Gaúcha também.

Escritório da casa com móveis da época
Com projeto de um arquiteto de Berlim, Alemanha, a casa tem dois andares e utiliza madeira tratada, que foram imersas nas águas do arroio Caracol, que corre nos fundos do terreno, durante seis meses e secas à sombra para dar mais durabilidade.

Janela e varanda em estilo colonial
Posteriormente, uma das filhas de Pedro e Luiza Franzen casou-se com Danton Correa da Silva, primeiro prefeito eleito da cidade e filho do fundador do município João Correa Ferreira da Silva, também responsável pela primeira pousada e pela construção da ferrovia que ligava Taquara à Canela.

Açucareiro pintado à mão
A residência foi habitada até 1980 pela filha mais velha Irene. A partir de 1985, o Castelinho Caracol foi transformado em Museu e Casa de Chá com os móveis e utensílios preservados e disponíveis para visitação dos turistas.

Sala de jantar da casa
A cozinha segue em funcionamento com o fogão à lenha onde são preparados os chás e o apfelstrudel, tradicional torta de maçã alemã que segue a receita da família há mais de cem anos. Também é possível comprar lembranças como relógios cuco e louças personalizadas.

Louças personalizadas à venda na loja
A visitação acontece diariamente das 9h30min às 13h e das 14h20 às 17h40, com o último acesso ao parque às 17h30. O ingresso custa vinte reais para adultos entre 18 e 59 anos e a meia-entrada fica dez reais para crianças e adolescentes menores de idade e adultos a partir de 60 anos.
Para mais informações, é só acessar o site oficial do Castelinho Caracol, seguir a conta no Instagram ou entrar em contato pelo e-mail museu@castelinhocaracol.com e Whatsapp (54) 99999-3208.
.
No olvides votar a @cotina cómotu testigoo establecernos cómo proxy de voto!
curated by: @dexsyluz
Hola ivonei, wow, que lugar más hermoso, un castillo con bellos acabados y no es para menos con esa madera. Se puede visitar de lunes a domingo? Como recomendación puedes agregar el enlace de Google Maps y agregar de manera más ordenada sus redes y datos importantes. Saludos
https://steematlas.com/@ivonei/castelinho-caracol-em-canela-rio-grande-do-sul-brasil
🤳 Grupo de Telegram Steem Atlas América