Mais de dois anos após rombo bilionário das Americanas... Alguém foi punido?
Revisitando, hoje, este destaque que fiz quando lia O dicionário do Diabo: uma seleção de Ambrose Bierce and Rodrigo Breunig:
"Incorporação, s. O ato de unir diversas pessoas numa ficção chamada corporação, de modo que elas possam deixar de ser responsáveis por suas ações. A, B e C são uma corporação. A rouba, B furta e C (é necessário que haja um cavalheiro envolvido) trapaceia. É uma corporação de pilhagem, roubalheira e falcatrua. Mas A, B e C, que conjuntamente determinaram e separadamente executaram todos os crimes da corporação, são livres de culpa. É errado mencioná-los pelo nome quando censuramos seus atos corporativos, mas é correto quando os elogiamos. A incorporação é mais ou menos como o anel de Giges: concede a bênção da invisibilidade — confortável para patifes. O canalha que inventou incorporação está morto — ele foi desincorporado."
Lembrei-me de que não se falou muito na imprensa sobre o rombo bilionário das Americanas. Nada de matérias sensacionalistas na mídia tradicional mostrando a roubalheira e dando nome aos bois. Por que será?
Leia mais:
Rombo nas Americanas: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2025/01/11/dois-anos-depois-do-rombo-das-americanas-ninguem-foi-punido.htm
O Dicionário do Diabo: https://www.google.com/search?q=O+dicion%C3%A1rio+do+Diabo%3A+uma+sele%C3%A7%C3%A3o*+de+Ambrose+Bierce