Diferentes tipos de imagens

in #dtube5 years ago


Existem vários tipos imagens, é muito importante saber diferenciá-los para saber onde melhor aplicá-los. Além disso, existem arquivos que não são necessariamente de imagem. Mas que são muito úteis se ter conhecimento dos mesmos, pois podem gerar uma imagem.

Para começar, é interessante ressaltar a diferença entre Vetor e Pixel. Quando você tira uma foto, a sua câmera transforma a informação visual que recebe em pontos, e determina que esses pontos sejam de determinada cor, estes pontos são os pixels, e quantos mais pontos, ou pixels, maior será a qualidade da imagem, e também mais pesada ela fica. Já os vetores, são como fórmulas matemáticas que mostram comandos, por exemplo um quadrado vetorizado, significa que o computador está pensando: determinada forma, de determinado tamanho, terá determinada cor e determinada área. Por isso, vetores são escaláveis, pode-se dar zoom e nunca irão perder a qualidade, diferente de imagem com pixels, que quanto mais se aproxima, mais se vê os pontos na imagem.
Então começando pelo mais conhecido: JPEG ou JPG e um formato de pixels, o mais comum para a maioria das imagens, fotografias e ilustrações encontradas, além disso, ele permite que haja compressão das informações das imagens, por isso que muitas vezes quando se pega uma imagem do Facebook ou Whatsapp ela vem com qualidade pior, pois foi comprimida para ter um carregamento mais rápido. Esse formato é indicado para postar em redes sociais como por exemplo o Instagram.
O PNG é um formato vetorial, permite que as imagens tenham uma boa qualidade e é aceito na maioria das redes sociais, o uso mais comum dele é para ilustrações e principalmente para logomarcas.
TIFF ou TIF é um formato que e muito pesado, porém tem suas utilidades: primeiro para edição de imagens, é recomendado usar tiff, por manter todos os aspectos originais da foto. E segundo, para impressão, pois mantém a qualidade da foto e aceita diversas camadas.
SVG é o novo PNG, sendo um formato de imagem para vetores, que é escalável e de ótima qualidade. Muito usado na construção de sites e blogs, e até animação. Infelizmente, ainda nenhuma, ou poucas redes sociais se adaptaram a este formato.
EPS é um formato de vetor também, porém em uso comum ele foi substituído pelo PDF, tem leitura simples, não aceita gradientes. Ainda assim é bastante utilizado para uso industrial, como: Corte a laser, impressoras e máquinas que se movimentam.
(Fonte da imagem: Pixabay)