Início da jornada dentro do Marketing Digital
Como já comentei anteriormente, iniciei, no final do mês de novembro, a pós-graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais na IEBS School - Escola de Negócios de Inovação e Empreendedorismo da Espanha.
Achei tão interessante a forma de ensino, que retirei algumas informações do documento de divulgação do curso para compartilhar aqui como funciona.
A metodologia é bem voltada para a parte prática, focada em resolver problemas reais e, assim, desenvolver o aprendizado. Isso é muito falado na Prospera que "todo o saber resulta em um fazer"!
Aliás, nas iniciativas inovadoras de educação está de diversas formas tentando-se aproximar aplicabilidade da teoria, e cada projeto está arrumando uma forma diferente de fazer isso. No final do ano passado, participei de um curso chamado "Semente" para quem se interessar em saber mais)que reunia diversas pessoas projetos inovadores para compartilhar suas experiências (deixo o grupo do facebook para quem quiser saber mais):
José Pacheco - é um educador, pedagogo e pedagogista, nascido na cidade do Porto em Portugal e grande dinamizador da gestão democrática na Educação. É um crítico do sistema tradicional de ensino. Para ele, a aula tradicional é um sistema obsoleto de reprodução de conteúdos que deixa a desejar naquilo que é o mais importante objetivo educacional: a humanização do indivíduo. Defende uma escola sem turmas, sem ciclos, sem testes ou exames, sem reprovações, sem campainhas. Em meados de 2017 era já indutor de mais de 100 projetos para uma nova Educação no Brasil e colaborador voluntário no Projeto Âncora, que segue o mesmo método de ensino da “Escola da Ponte”. Uma escola liceal sem séries, sem prova, sem “aula” e focada na autonomia e protagonismo do aluno que ele próprio tinha sido o mentor, nos anos 70, no Norte de Portugal.
Gandhy Piorski - artista plástico, pesquisador das práticas da criança em comunidades tradicionais. Teólogo e Mestre em Ciências da Religião. Realiza pesquisas nas áreas de culturas, produções simbólicas, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. No campo das visualidades discute as narrativas da infância e seus artefatos, seus brinquedos e linguagens, criando com isso exposições, realizando curadorias, propondo intervenções. Dialoga como consultor para diversos projetos voltados à infância nas áreas do cinema, dança, teatro, literatura, urbanismo, arquitetura e educação. Atualmente consultor do Instituto Alana.
Thiago Berto - Fez uma vivência incrível e compartilhou sobre a Fundação Ayni - Aos 30 anos Thiago vendeu todos seus pertences e saiu a viajar pelo mundo de mochila em uma busca de si mesmo, de quem era e do sentido para seus anos seguintes. Foi morar no Butão, um pequeno país da cordilheira do Himalaia, trabalhando como voluntário do governo real. Depois seguiu viajando pelo mundo e em setembro de 2012, um ano após iniciar sua viagem, conheceu um projeto de educação infantil em Cusco, no Peru, e ali pode perceber que era sua missão a ser expressada. Após viver oito meses no Peru trabalhando como voluntário na escola, seguiu viajando pelo mundo, mas agora com um novo propósito: o de visitar projetos de educação alternativa, de aprender e de absorver conceitos dessas iniciativas e então voltar ao Brasil para criar uma escola. Em setembro de 2013 partiu em viagem até o Alasca, nos Estados Unidos, e a partir de lá empreendeu uma viagem de moto de oito meses por todo o continente americano visitando 40 projetos de educação. A ESCOLA AYNI é o resultado dessa pesquisa, de horas de trabalho voluntário, de troca de experiências com educadores de todas partes do mundo
Dominic Barter - compartilhou sobre suas investigações no Espaço Beta, escola fundamentada no convívio e na inteligência relacional e sua vivência com tecnologias sociais de diálogo e parceria orientadas pela não-violência (vídeos 1 e 2)
Carla Ferro - Carla Ferro, filosofa e pesquisadora que defende a desescolarização: — "É importante ver que a escola não é o único caminho. Existem, sim, outros caminhos. E se em vez de preparar as crianças para o futuro a gente passasse a confiar nelas? A aprendizagem sempre acontece. A criança aprende o tempo todo, e ela não precisa ser estimulada a isso. Na verdade, uma pessoa só precisa ser estimulada a alguma coisa quando ela não está a fim daquilo."link
Em um dos dias, também teve um roda de conversa com vários convidados:
Mariana Carvalho, do Espaço Cria
Débora Saraiva e Fabíola Guadix, da Escola Comunitária Cirandas
Gustavo Brito, do Extramuros
Hélène Petry, da Creche Parentar A Si Fon Fon
Dani Marinho, da Ocupa Irineu
Edu Carvalho, da Ocupa André Maurois
Todas essas iniciativas e pessoas estão em busca em mudanças no sistema de ensino! E uma tendência que ficou para mim com o que todos disseram, esta na questão do "fazer" como centro da aprendizagem! É muito interessante esse assunto e pode ser mais explorado em outros artigos.
Agora, voltando para o curso de Maketing Digital, a estratégia utilizada para aplicação do foco no fazer é de se fazer uma escala de aprendizado, em que se adota várias formas de conteúdo, interação entre os alunos e, com isso, se propõem a solução de um caso prático, em que as respostas são compartilhadas e, assim, se tenha uma aprendizagem colaborativa.
As aulas são divididas em módulos com os assuntos referentes ao programa do curso. Em cada módulo, são 3 aulas e um trabalho prático envolvendo aquele assunto. Em todas as aulas, há um pergunta também conectada a uma situação real para ser desenvolvida em um fórum da turma. Estimulando a interação entre os alunos e permitindo o aprendizado em conjunto.
Sendo assim, o programa do curso envolve as seguintes matérias:
Acredito que será um desafio tentar adaptar alguns dos aprendizados relacionados ao marketing tradicional para um novo modelo, que não seja baseado na troca, no convencimento, e tantas outras coisas que trato aqui em outros artigos.
Quero dividir aqui meu ponto de vista sobre essas questões e junto ir aprofundando. Para isso, pretendo, portanto, fazer uma série de posts trazendo as minhas percepções e reflexões durante essa jornada.
Saudações,
Lucas O. Portella —
Quer apoiar? Saiba mais aqui.
Boa escolha. Nos últimos meses, fiz alguns cursos de marketing digital. Até cogitei uma pós tb. Tenho certeza, que vai gostar bastante, e tb terá bastante conteúdo para compartilhar. Um diferencial em relação à maioria vc já tem, que é o Steemit. Falo isso, porque no futuro é muito provável que essa plataforma seja objeto de estudo nesses cursos. Enfim, bons estudos e sucesso!
Valeu, @leticiachiantia! O Steemit em algum momento vai ser objeto de estudo com certeza! Obrigado pelo comentário! Sucesso!!!
Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!