A gramática generativa transformacional de Noam Chomsky. #Filosofia da Linguagem
Noam Chomsky é um autor pouco conhecido pelo grande público, infelizmente, mas é um autor influente na área acadêmica da linguagem, psicologia, filosofia da ciência, filosofia política e teoria do conhecimento. Nascido em 1928, vivo e produzindo, é autor de mais de 130 livros e 650 artigos científicos publicados até o momento, literalmente, como bom linguista que é, uma máquina de palavras.
Conferência Internacional pela emancipação e desigualdade- Buenos Aires, 2015. Fonte
Muitos não gostam de Chomsky pois além de autor ele é um ativista político e crítico do imperialismo estadunidense, se autodenomina “socialista libertário” e “anarco-sindicalista”. Leciona no Massachusetts Institute of Technology (MIT) desde 1955 e é professor emérito desta instituição.
Chomsky é considerado um dos maiores linguistas de todos os tempos por quebrar um paradigma que estava estabelecido na área da linguística e conhecimento ao publicar sua teoria no livro “Estruturas Sintáticas” em 1957, e finalmente em 1965 publicou a teoria por completo em seu livro “Aspectos da Teoria da Sintaxe”.
Até aquele momento a teoria gramatical aceita era a behaviorista, que consistia em alegar que a aquisição da linguagem pelo indivíduo partia de estímulos externos, ou seja, eram meros hábitos adquiridos através do condicionamento, penso que essa visão transformava a linguagem em algo robótico, o sujeito aprende daquele jeito e assim sempre será.
Chomsky quebra este paradigma pré estabelecido alegando que, a linguagem nada mais é do que um processo criativo, um processo cognitivo e racional. Um bebê por exemplo, ele aprende a falar mãe através de algum estímulo externo, mas em determinado momento ele entende que aquela pessoa é a que vai lhe limpar e alimentar, o nome mãe pouco importa, mas já adquiriu o entendimento do que aquele ser pode lhe proporcionar.
Claro que, no futuro, aquele bebê através de um conhecimento maior da linguagem e com maior desenvolvimento das suas capacidades cognitivas poderá discernir melhor acerca de mãe, pai e outras coisas que aprenderá, mas tudo parte da criatividade, que é o momento que começa a “copiar” as palavras ditas, passando pelo entendimento através de um processo racional.
Para isso tudo ocorrer, existe a divisão dos componentes gramáticos que são três:
- O componente sintático, que nada mais é do que as regras da linguagem que utilizamos;
- O componente fonético, que é a verbalização acústica do sintático;
- O componente semântico, que são as regras de entendimento dessa verbalização acústica.
Ou seja, a linguagem passa por estes três componentes até ser formada por completo, transformando todo esse processo em entendimento por ambas as partes. Ao desenvolver melhor sua teoria, Chomsky propõe a divisão em duas regras: sintagmáticas, que são as estruturas abstratas, ou seja, algo antes de ser externalizado; e as transformacionais, que já são as externalizações através de frases utilizando as regras de cada idioma.
Portanto, todos os idiomas possuem duas estruturas, a superficial, que é a estrutura final e já apresentada nas frases, e a profunda, que é a representação abstrata, semântica e gramatical que o falante da cada idioma possui. Todo esse processo é feito através de transformações entre as estruturas, as regras e os componentes gramaticais, daí o nome “Gramática Generativa Transformacional”.
Todo esse processo pode ser definido como uma tentativa do autor de criar um modelo lógico-matemático da estrutura sintática da linguagem, ou seja, um modelo estruturalista da linguagem. Atualmente diversos pesquisadores do mundo inteiro trabalham para desenvolver um modelo em suas línguas nativas, já existem no holandês, inglês, alemão, francês, entre outros, novos estudos estão surgindo na China para a criação deste modelo, que quem sabe um dia, possa ser mundial independente do idioma.
O mais interessante de tudo é que este modelo não se restringe apenas à linguagem, pode ser utilizado em diversas áreas da ciência humana, mas quem sabe no futuro eu traga algum texto com uma visão mais aprofundada do tema e em outras áreas.
Todos os meus posts estão agrupados no Steem Center. Acompanhe: Link.
This post was upvoted by SteeveBot!
SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.
Chomsky é excelente, gosto muito de ler e assisti-lo. Já viste o documentário Requiem for the American Dream? Outro autor que gosto muito é Howard Zinn, já falecido, infelizmente, e ambos anarquistas, obrigado por compartilhar ;)
Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface
Não assisti o documentário @casagrande, li o livro, que salvo engano é uma adaptação do documentário. Chomsky é fantástico, um dos meus autores favoritos, aliás, foi o autor que escolhi para o meu TCC de Filosofia Política.
O Zinn eu não li o quanto queria, inclusive escreveu livros com o Chomsky tb, excelentes autores.
Obrigado por ler e comentar.
Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface
Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!
Congratulations @demokratos! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :
You can view your badges on your Steem Board and compare to others on the Steem Ranking
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word
STOP
Hi @demokratos!
Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 1.407 which ranks you at #42506 across all Steem accounts.
Your rank has not changed in the last three days.
In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 147 contributions, your post is ranked at #84.
Evaluation of your UA score:
Feel free to join our @steem-ua Discord server
Não o conhecia, interessante
É um autor bem interessante, inclusive existem muitos vídeos dele espalhados pela internet.
Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface