Biblioterapia ou a metade do milagre # in: O mapa de autoestrada- Parte 1steemCreated with Sketch.

in #portugal7 years ago (edited)


7j952ki80b.jpg
Image source > https://pixabay.com
Ao final de sexta-feira eu desesperava por correr para casa e empurrar a vida para baixo dos lençóis, o máximo possível do fim-de-semana.

Por um lado reduzia as tarefas domésticas ao mínimo sustentável, como se fosse possível reciclar a energia armazenada no corpo físico para usar nas exigências da mente e suas emoções. Por outro lado, investia em todas as formas disponíveis para manter distante a inclemência dos pensamentos de rejeição, solidão e iniquidade.
De início consumi jogos online como se de oxigénio se tratasse. Quando comecei a hiperventilar e me saturei do computador, que toda a semana manuseava no trabalho, passei aos filmes e séries na tv, e fiquei horas infindas derramada sobre o sofá, até deixar uma cova nas almofadas e começar a notar a sujidade nos vidros das janelas, o desmazelo das gavetas, o bolor nos azulejos das casas de banho, a pilha de roupa por passar a ferro que nunca diminuía - e o eterno adiar duma limpeza decente à casa.
Nessa altura transitei para a modalidade energética e passei às limpezas desenfreadas e incessantes, até não restar à minha volta nada para desinfectar, coser, polir, envernizar, organizar, reparar, retocar ou redecorar. Aí regressei ao sofá, com a casa irrepreensivelmente limpa e tempo morto para enterrar, desta feita apostada a ocupar-me com a leitura e um bom copo de vinho.
Então rapei as prateleiras da parca bibliografia que tinha à mão e rapidamente verifiquei como era pobre em conteúdo e quantidade, à medida que o número de garrafas aumentava a cada semana e a casa voltava a perder, lentamente, o estado imaculado.
Creio que sem o saber, acabei por me conduzir aos livros que eram necessários ao exercício duma espécie de biblioterapia auto-prescrita, que é algo agora em voga, embora conste que tal prática remonta a obras contemporâneas dos antigos gregos e romanos e mais tarde com recurso aos textos Bíblicos.
Lembro-me de me entupir compulsivamente com romances de narrativa empastelada, histórias tristes de personagens insípidos e pontilhadas de alusões eróticas de gosto severamente duvidoso e ocasionalmente pornográficas, que me deixaram a suspeita de existirem à conta de mero ingrediente adicionado pelo interesse editorial. Mas eu precisava do romance, pois para coisas sérias e técnicas e eruditas eu não tinha cérebro disponível.

(continua).

«»

n0ywaftcve.png
Image source > https://pixabay.com

«»

Sort:  

Que texto bacana! Gostei mesmo! :D

A busca por algo que nos falta é sempre constante.

ptgram

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

hehe...obrigada. Já saíu a continuação...
:D

Muito bom texto, fazes-me lembrar duas coisas. Preciso de fazer uma arrumação na casa... e eventualmente, ler 10% dos livros que tenho. 😕

É bom saber que a minha escrita tem utilidade prática. Hehehhe
Obrigada pelo constante apoio.
:D

De nada. Bom conteúdo tem de ser apoiado e incentivado. Já há negativismo a mais nesta plataforma. Se não nos apoiamos, isto vai ao charco! 😕

:-) . e a segunda parte acabou de sair do forno...
ah! esta manhã entreguei os prémios aos participantes e a doação à conta comunitária. obrigada uma vez mais pelo trabalho de escolha.

Sim, já vi. Vou guardar para mais logo. 😉

Um trabalho que frequentemente postergo também! hahaha

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

:D

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

E não é que temos algo em comum?

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by Isabel pereira from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

obrigada minnowsupport! :p

Thanks for using eSteem!
Your post has been voted as a part of eSteem encouragement program. Keep up the good work! Install Android, iOS Mobile app or Windows, Mac, Linux Surfer app, if you haven't already!
Learn more: https://esteem.app
Join our discord: https://discord.gg/8eHupPq

Obrigada esteemapp !

Hi, @isabelpereira!

You just got a 0.34% upvote from SteemPlus!
To get higher upvotes, earn more SteemPlus Points (SPP). On your Steemit wallet, check your SPP balance and click on "How to earn SPP?" to find out all the ways to earn.
If you're not using SteemPlus yet, please check our last posts in here to see the many ways in which SteemPlus can improve your Steem experience on Steemit and Busy.

Thanks steem-plus XD

Congratulations @isabelpereira! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

You made more than 900 comments. Your next target is to reach 1000 comments.

You can view your badges on your Steem Board and compare to others on the Steem Ranking
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

To support your work, I also upvoted your post!

Do not miss the last post from @steemitboard:

3 years on Steem - The distribution of commemorative badges has begun!
Happy Birthday! The Steem blockchain is running for 3 years.

You can upvote this notification to help all Steem users. Learn how here!

Obrigada! :D :D

Bela escrita. Sempre ficamos na de algo que nos falta, para preencher esse lugar que não sabemos o que é. Os pixels nos capturam em suas projeções, por vezes até demais. Os livros não tem o mesmo impacto, suas frequências físicas emanadas são melhores absorvidas pela nossa biologia. Passamos a pensar mais com a leitura, e a refletir. Que só é possível quando não estamos sendo esburacados pelos objetos físicos do mundo pós contemporâneo. Dos novos deuses, os deuses da tecnologia científica e da informação.

Obrigado pela reflexão! 🤔😊

Posted using Partiko Android

Olá Matheus, achei a referência ás frequências emanadas da leitura muito interessante.Mesmo. Não costumamos pensar na na leitura dessa forma, e nas substâncias que o organismo produz em resultado das emoções que esta actividade suscita.
Obrigada por ler e comentar, enriquece sempre a minha reflexão.

Texto muito interessante, a espera da continuação!
Uma dúvida, o que seria "cozer", pois não conheço, minha esposa falou em costurar, mas ai ela pesquisou e teria que ser com "s", ai me falou que seria cozinhar, afinal, qual o correto?
Ou nenhuma das alternativas estão corretas!
HAUHUAUHA

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Meu querido amigo, trata-se de facto de um lapso de escrita! Muito obrigada por reparar e me reportar, já corrigi. referia-me a coser de costurar. Beijinho à esposa atenta. ;-)

Steemerabraço!

Eu quem agradeço, pois me fez conhecer mais uma palavra, da qual foi perguntar a minha Esposa Amada e ela me falou das duas.

Beijos!!!!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

WoW! Sem comentários, como você diz pra mim, tu que é: Unstoppable @isabelpereira!

Além de texto muito bem escritos, de leitura agradável, quando conta sua história também nos transmite, de alguma forma, sabedoria.

ptgram

ThX

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Belas palavras em seu texto minha querida. Sempre bom acompanhar suas séries.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Muito obrigada pelo incentivo.
Steemerabraço!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface