Boa, professor! Estes dias olhei pro céu e vi uma estrela bem mais brilhante que as outras e lembrei do senhor na hora :D Devia ser um planeta, estava no lado oposto ao Cruzeiro do Sul. Obrigado por compartilhar suas observações conosco ;)
Boa, professor! Estes dias olhei pro céu e vi uma estrela bem mais brilhante que as outras e lembrei do senhor na hora :D Devia ser um planeta, estava no lado oposto ao Cruzeiro do Sul. Obrigado por compartilhar suas observações conosco ;)
Os planetas orbitam o Sol mais ou menos num mesmo plano. Logo, nascem a leste, passam alto no céu, e se poem a oeste. Estão sempre numa mesma faixa do céu. Não tem como ter planeta perto do Cruzeiro do Sul e, pelo mesmo motivo, nem do lado oposto! Só nesta faixa estreita que vai de leste a oeste. :)
Talvez fosse Vênus que ao cair da tarde está bem a oeste, relativamente baixo, a 90 graus da região onde está o Cruzeiro do Sul.
Se lembrar do dia e do horário mais ou menos, me passa e simulo o céu no computador! E desvendamos o enigma.
Abraço. E Física na veia!
Hehehehe! Certo, foi na última segunda-feira, às 22h, a única referência que achei foi o Cruzeiro do Sul do outro lado :D Hehehehe! Mas fiquei curioso por conta do brilho, vamos ver se descobrimos ;)
Lembra da cor do astro @casagrande? Se era azulado, provavelmente era Júpiter. Se bem laranja, Marte.
Veja abaixo o mapa celeste para Curitiba, 16/julho/2018, 22h. Abra a imagem em tamanho maior, de preferência na tela do pc, pra ver os astros. Note que os planetas estão próximo da linha laranja chamada eclíptica. É ao redor da eclíptica que fica a tal faixa onde devem estar os planetas.
I) Em destaque, Cruzeiro do Sul.
II) Em destaque, Júpiter.
III) Em destaque, Saturno.
IV) Em destaque, Marte.
Boa, professor! Era Júpiter, então :D Era na mesma linha do Cruzeiro do Sul só que mais à esquerda e o brilho era azulado, sim, semelhante ao brilho de uma estrela, mas bem mais intenso. Obrigado pela aula e Física na veia! :D
Se você está olhando para o leste, o Cruzeiro do Sul fica à sua direita. Mas, se estiver olhando para o oeste, fica à esquerda. Por isso, pra não virar 'conversa de bêbado', inventaram as coordenadas N-S-L-O. :)
Era Júpiter! Não se fala mais nisso.
Tente observar Marte. Olhando pro lado leste, lado do Sol nascente, logo no começo da noite, um ponto de aparência estelar bem alaranjado. Está incrível!
Abraço. E Física e Astronomia na veia!