A Lua de brinco

in #astrophotography6 years ago (edited)

A_Lua_de_brinco_01.jpg
Conjunção Lua-Júpiter, mais ou menos como podíamos ver a olho nu.


Em 28 de novembro de 2012 fotografei uma linda conjunção¹ Lua-Júpiter.

A Lua, você sabe, orbita a Terra. E, astronomicamente, fica logo ali! A distância Terra-Lua em média vale 384.000 km mas varia² entre cerca de 360.000 km e 420.000 km em números redondos. Júpiter está muito mais afastado da Terra do que a Lua. A distância Terra-Júpiter varia entre 630.000.000 km e 930.000.000 km aproximadamente. Note que a distância Terra-Júpiter (de milhares de km) tem três algarismos a mais do que a distância Terra-Lua (de milhões de km).

No entanto, quando olhamos para o céu a olho nu, não conseguimos distinguir distâncias. E por isso temos a impressão de que todos os astros parecem estar presos à Esfera Celeste, uma esfera negra que parece circundar a Terra³.

Assim, Júpiter, apesar de muito mais distante da Terra do que a Lua, nas fotos parece estar logo ao lado da Lua Cheia e “grudadinho” nela.

Pela curiosidade do fenômeno, bloguei e publiquei imagens da conjunção nas redes sociais. Um amigo viu e se animou para observar a curiosa cena. E me mandou uma mensagem dizendo “a Lua está de brinco hoje?”. Achei a frase perfeita! Veja a foto acima e me diga: não parecia mesmo que a Lua tinha resolvido dar um rolê de brinquinho novo!

O post original do Física na Veia! UOL Ciência, ainda na plataforma antiga, continua neste link . A imagem acima foi parar no banner rotativo da home do portal e tive uma audiência enorme naquela noite.

Guardo estas curiosas imagens com carinho. Nesta semana em que vamos completar 49 anos da Conquista da Lua, publico-as por aqui, agora com maior resolução do que no post original de 2012 quando não podíamos postar imagens muito grandes porque a banda de internet no Brasil não permitia.

Abaixo você confere a mesma cena, agora com mais zoom.

A_Lua_de_brinco_02.jpg
Conjunção Lua-Júpiter, agora com mais zoom



Abraço astronômico do prof. Dulcidio. E Física na veia!


FNV_PISCADINHA.gif




¹ Conjunção é um arranjo de dois ou mais astros que, vistos do referencial de um observador fixo na Terra, ficam praticamente numa mesma linha de visada. Na prática isso equivale a dizer que os astros e o olho do observador estão quase numa mesma reta. Assim, para o observador, os astros parecem estar visualmente muito próximos na esfera celeste, ainda que alguns possam estar mais perto enquanto outros estão mais longe do observador.

² A maioria das órbitas é elíptica (oval) com o corpo central posicionado não exatamente no centro mas num dos focos da elipse. A Lua orbita a Terra numa órbita oval. Logo, a distância Terra-Lua varia no decorrer do tempo. Júpiter orbita o Sol numa órbita elíptica e mais externa do que a Terra que também orbita o Sol noutra órbita elíptica. Logo, a distância Terra-Júpiter também varia. Mas Júpiter sempre estará muitíssimo mais distante da Terra do que a Lua.

³ A Esfera Celeste não existe fisicamente. Mas a ilusão de que ela está lá é tão grande que os astrônomos, dando asas à imaginação, criaram um equador celeste bem como outros paralelos e meridianos celestes. Desta forma, qualquer astro pode ser localizados nesta esfera imaginária por um par de coordenadas celestes. Com o passar das horas, os astros apresentam movimento aparente no céu, nascendo a leste e se pondo a oeste, dando-nos a impressão de que que a esfera celeste gira de leste para oeste. Esse movimento nada mais é do que a projeção do movimento de rotação do nosso planeta que se dá de oeste para leste.

Sort:  

Caraca profi @fisicanaveia... da pra ver muito bem o grandao vermelho ao lado da nossa linda Lua na segunda foto. Parabéns pela foto... ficou incrível mesmo!

E fisicanavéia.... ops... na veia! hahahha


ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Obrigado pela leitura e comentário @aotearoa!
É física na veia da véia, da nova, da bauzaquiana,... :p
Abraço. E Física na veia!

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Boa, professor! Estes dias olhei pro céu e vi uma estrela bem mais brilhante que as outras e lembrei do senhor na hora :D Devia ser um planeta, estava no lado oposto ao Cruzeiro do Sul. Obrigado por compartilhar suas observações conosco ;)

Os planetas orbitam o Sol mais ou menos num mesmo plano. Logo, nascem a leste, passam alto no céu, e se poem a oeste. Estão sempre numa mesma faixa do céu. Não tem como ter planeta perto do Cruzeiro do Sul e, pelo mesmo motivo, nem do lado oposto! Só nesta faixa estreita que vai de leste a oeste. :)
Talvez fosse Vênus que ao cair da tarde está bem a oeste, relativamente baixo, a 90 graus da região onde está o Cruzeiro do Sul.
Se lembrar do dia e do horário mais ou menos, me passa e simulo o céu no computador! E desvendamos o enigma.
Abraço. E Física na veia!

Hehehehe! Certo, foi na última segunda-feira, às 22h, a única referência que achei foi o Cruzeiro do Sul do outro lado :D Hehehehe! Mas fiquei curioso por conta do brilho, vamos ver se descobrimos ;)

Lembra da cor do astro @casagrande? Se era azulado, provavelmente era Júpiter. Se bem laranja, Marte.


Veja abaixo o mapa celeste para Curitiba, 16/julho/2018, 22h. Abra a imagem em tamanho maior, de preferência na tela do pc, pra ver os astros. Note que os planetas estão próximo da linha laranja chamada eclíptica. É ao redor da eclíptica que fica a tal faixa onde devem estar os planetas.


I) Em destaque, Cruzeiro do Sul.
Curitba_16jul2018_cruzeiro.jpg


II) Em destaque, Júpiter.
Curitba_16jul2018_jupiter.jpg


III) Em destaque, Saturno.
Curitba_16jul2018_saturno.jpg


IV) Em destaque, Marte.
Curitba_16jul2018_marte.jpg

Boa, professor! Era Júpiter, então :D Era na mesma linha do Cruzeiro do Sul só que mais à esquerda e o brilho era azulado, sim, semelhante ao brilho de uma estrela, mas bem mais intenso. Obrigado pela aula e Física na veia! :D

Se você está olhando para o leste, o Cruzeiro do Sul fica à sua direita. Mas, se estiver olhando para o oeste, fica à esquerda. Por isso, pra não virar 'conversa de bêbado', inventaram as coordenadas N-S-L-O. :)
Era Júpiter! Não se fala mais nisso.
Tente observar Marte. Olhando pro lado leste, lado do Sol nascente, logo no começo da noite, um ponto de aparência estelar bem alaranjado. Está incrível!
Abraço. E Física e Astronomia na veia!

Sensacional como sempre é seus posts professor. Eu gosto muito de observar o céu a noite e hoje por exemplo estar muito estrelado. Ficar imaginando mil coisas e admirar as estrelas não tem preço. Muito linda sua foto.


ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Obrigado @coyotelation!
Compartilhamos do mesmo gosto: viajar olhando os astros.
Abraço. E Física na veia!

olha lá o Jupitinho fazendo o brinco! heheheh

Uai?! Não era Jupitão? ;)